A atividade, que juntou dezenas de apoiantes de uma candidatura de Gouveia e Melo à Presidência da República, assinalou o Dia Mundial da Água com um passeio nas margens do rio Paiva. Mesmo perante chuva intensa, os convidados percorreram os passadiços e atravessaram a ponte Arouca 516, outrora a maior ponte suspensa do mundo, e terminaram com um almoço-convívio no restaurante O Requinte do Paiva.
Gouveia e Melo agradeceu a convite e a oportunidade de “mostrar o que de melhor o interior do país tem para oferecer”. Revelou ainda sentir-se “muito honrado com este movimento da sociedade civil”, destacando a importância da cidadania ativa numa sociedade democrática.
A associação HONRAR PORTUGAL é constituída por cidadãos independentes e apartidários, entre eles Catarina Santos Cunha, presidente da associação e atual vereadora independente na Câmara Municipal do Porto, Teresa Violante, coordenadora do conselho consultivo do movimento e constitucionalista, Manuel Vaz, gestor, Carlos Sá, professor universitário e gestor, João Dores Aresta, Vice-almirante e antigo Comandante-Geral da Polícia Marítima, Tiago Mogadouro, diretor do museu Madame Tussauds em Nova Iorque, e Rodrigo Adão da Fonseca, professor universitário e consultor.
Lançada oficialmente a 21 de março, a associação HONRAR PORTUGAL tem como principal objetivo promover a concretização da candidatura de Henrique Gouveia e Melo à Presidência da República Portuguesa, e conta já com o apoio de diversas personalidades.