A associação HONRAR PORTUGAL é fundada por Catarina Santos Cunha, presidente da associação e atual vereadora independente na Câmara Municipal do Porto, Teresa Violante, coordenadora do conselho consultivo do movimento e constitucionalista, Manuel Vaz, gestor, Carlos Sá, professor universitário e presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing, João Dores Aresta, Vice-almirante e antigo Comandante-Geral da Polícia Marítima, Tiago Mogadouro, diretor do museu Madame Tussauds em Nova Iorque, e Rodrigo Adão da Fonseca, professor universitário e consultor.
A lista com as primeiras dezenas de nomes que apoiam desde já este movimento poderá ser consultada em www.honrarportugal.pt/quem-somos.
A associação cívica HONRAR PORTUGAL resulta da ação de um coletivo de cidadãos política e socialmente empenhados com uma cidadania ativa, na participação, na realização e na salvaguarda dos valores fundamentais da democracia. Assim, com vista à concretização da candidatura do Almirante Gouveia e Melo, a associação irá, nos próximos meses, promover encontros e mobilizar a sociedade civil e seus representantes nas áreas da economia, da saúde, do ambiente, da cultura, da ciência, da educação, entre outras.
Portugal precisa de um novo rumo assente numa visão abrangente e numa liderança credível, competente e sintonizada com os riscos e os desafios nacionais e internacionais da atualidade, que Henrique Gouveia e Melo representa.
“Consideramos ser o nosso dever cívico e político promover uma candidatura à Presidência da República que emana e representa a sociedade civil, isenta, autónoma e que dará voz à cidadania independentemente das legítimas opções políticas e partidárias de cada cidadão e de cada cidadã”, refere Catarina Santos Cunha, presidente da associação HONRAR PORTUGAL. “Acreditamos que Henrique Gouveia e Melo é o melhor candidato à Presidência da República Portuguesa e o Presidente ideal para honrar a democracia e honrar Portugal”.
“Sinto-me muito honrado com este movimento da sociedade civil, até porque considero que a cidadania ativa é essencial numa sociedade democrática. A todos os que integram o movimento, mas também às muitas Portuguesas e Portugueses que diariamente se dirigem a mim com manifestações de simpatia e carinho, deixo o meu profundo e sincero agradecimento,” destaca Henrique Gouveia e Melo.
A primeira iniciativa da associação HONRAR PORTUGAL tem lugar este sábado, dia 22 de março, em Espiunca, Arouca. No Dia Mundial da Água, a associação assinala a efeméride com uma experiência de rafting no rio Paiva às 10 horas, seguida de almoço com Henrique Gouveia e Melo.